h1

50 plots que você ja deveria conhecer.

julho 9, 2009

epic_battle

Muito se reclama de mestres que ficam sem idéias no meio de uma campanha ou então nem tem uma base pra começar a narrar a mesma. O que chega a ser estranho, com tantas séries, filmes e jogos rolando por ai, cheio de idéias novas e (quase) originais. Por que não começar a narrar algo baseado nelas? Se não for baseado diretamente na mesma, ao menos você pode utiliza-la para servir de inspiração. Confira os 50 enredos tirados de referências conhecidas (ou não tão conhecidas assim) que você provavelmente nunca pensou em utiliza-la em sua mesa de jogo.

01- Uma entidade poderosa, como um deus, do qual os jogadores fizeram um pacto os traí e eles buscam vingança. (God of War)

02- A única princesa do reino foi sequestrada por um dragão e seu poderoso exército (Super Mario)

03- Um artefato capaz de controlar o tempo foi parar nas mãos dos jogadores, o que trás muita gente atrás dele. (Prince of Persia: The Sands of Time)

04- Por usarem um item mágico muito poderoso ou uma magia proibida, os personagens acabaram atraindo a fúria de uma entidade extremamente poderosa e que não pode ser derrotada por meios comuns (Prince of Persia: Warrior Within)

05- Depois de uma longa jornada, os personagens finalmente retornam ao seu reino somente para descobrir que ele está sobre o ataque de uma força esmagadora (Prince of Persia: The Two Thrones)

06- Os jogadores estão em um castelo, cidade ou região infestada de mortos-vivos e eles tem que escapar de lá rápido (Resident Evil)

07- Os jogadores vão tentar resgatar a filha do rei do império mais forte do mundo, mas chegando ao local onde ela deveria estar, uma vila, eles descobrem que os aldeões estão envolvidos em um culto terrível (Resident Evil IV)

08- Os dois maiores países do mundo entram em guerra por um motivo forjado por um terceiro país, que espera que os dois se enfraqueçam para que ele possa dominar ambos e se vingar (Ace Combat V)

09- Um poderoso império começa a sua expansão territorial utilizando estranhas armaduras movidas a magia (Final Fantasy VI)

10- Um item mágico inofensivo que caiu por acidente nas mãos dos jogadores, talvez até herança, na verdade é uma chave capaz de trazer as forças das trevas de volta ao mundo. (Senhor dos Anéis)

11- A guerra entre os deuses que precede o fim dos tempos está chegando. (Valkyrie Profile)

12- Um poderoso artefato que é capaz de ameaçar os próprios deuses deve ser encontrado para que uma sangrenta guerra seja evitada. (Valkyrie Profile II)

13- A única forma de salvar o futuro de ser destruído por uma poderosa entidade alienígena adormecida é viajar pelo tempo em busca de poder e aliados. (Chrono Trigger)

14- Uma pessoa ligada ao clero e extremamente influente vai visitar o reino e é necessário fazer a segurança dela. (Tropa de Elite)

15- Uma torre gigantesca que liga a terra ao inferno apareceu no meio de uma capital. (Devil May Cry 3)

16- Uma pessoa anônima e com intenções misteriosas convida os maiores lutadores do mundo para participar de um torneio. (The King of Fighters)

17- O ciclo das luas se fechou e o vampiro mais poderoso se todos os tempos retorna ao mundo com seu castelo amaldiçoado (Castlevania)

18- Um caçador famoso por matar o vampiro mais poderoso de todos desaparece e um grupo é formado para ir investigar o castelo de sua última vítima que ressurgiu das trevas. (Castlevania: Symphony of the Night)

19- Uma névoa vermelha como sangue cobre o céu, impedindo que a luz do sol toque na terra, talvez obra de algum vampiro. (Touhou VI)

20- O inverno está durando muito mais do que o normal e os personagens tem que descobrir o que está impedindo a primavera de chegar antes de ser tarde demais (Touhou VII)

21- Um estranho grupo conseguiu construir uma arma extremamente poderosa, talvez um colosso, e agora está usando ele para fazer chantagem com outros países. (Metal Gear Solid)

22- Uma pessoa que acredita-se ser a reencarnação de um deus foi atingido por um ataque e vai morrer dentro de doze horas a menos que se alcance um santuário no alto de uma montanha. (Cavaleiros do Zodiaco)

23- Um soldado que deveria ter sido vítima de queima de arquivo planeja utilizar a sua força de seus guerreiros de elite e seus fundos para derrubar o atual governo e implantar uma ditadura. (Samurai X)

24- Uma organização está espalhando uma praga capaz de matar em poucos dias e distribuindo a cura de maneira controlada, países inteiros caem no caos graças aos cidadãos enfurecidos e a organização ganha cada vez mais influencia. (Deus Ex)

25- Um acidente utilizando portais espalhou criaturas extra-planares que parecem terem saído de um pesadelo por toda a instituição arcana. Agora os jogadores tem que dar um jeito de fugir. (Half-Life)

26- Uma criatura vinda do espaço planeja destruir a terra. (Dragon Ball Z)

27- Começou a corrida para conseguir reunir um conjunto de itens mágicos que é capaz de conceder desejos a quem possuir todos eles. (Dragon Ball)

28- Os jogadores são os escolhidos dentro de suas vilas para irem atrás de um artefato que é capaz de impedir que a própria vila seja destruída pela fome e pela miséria. (Fallout II)

29- Uma entidade sobrenatural é capaz de conceder desejos caso certas criaturas extremamente poderosas sejam destruídas. (Shadow of the Colossus).

30- Um reino foi devastado e todos os seus cidadãos foram transformados em pedra por causa de um antigo artefato que era guardado em seu castelo e caiu em mãos erradas. (Dragon Quest VIII)

31- Os jogadores acabaram caindo em uma terra caótica e absurda enquanto seguiam uma criatura estranha. (Alice no País das Maravilhas)

32-Exércitos de dragões do mal começam a marchar pela terra causando medo e destruição. (Dragonlance)

33- Dois países irão entrar em uma guerra gigantesca por causa de uma organização militar renegada com intenções próprias. (Metal Gear Solid III)

34- Uma torre é escalada todo ano por vários aventureiros que tentam chegar ao topo para ter o seu desejo realizado. (The Tower of Druaga)

35- Vários monstros descem das regiões árticas do norte para destruir a cidade. (Evangelion)

36- Um exército nunca antes visto está vindo destruir o reino, e somente alguns poucos soldados podem segurá-lo antes que as forças principais sejam mobilizadas. (300 de Esparta)

37- Uma famosa ladra roubou algum item de valor e os jogadores foram mandados atrás dela. (Carmen Sandiego)

38- Um reino outrora pacífico e prospero acaba caindo nas garras de uma organização criminosa e os jogadores tem que dar um jeito nisso. (Streets of Rage)

39- Um grupo de exploradores acidentalmente libertou uma rainha de outra existência, e agora ela quer clamar esse mundo como seu domínio usando seus servos alienígenas. (Might Morph: Power Rangers)

40- Um grupo de criaturas poderosas construídas por um mago benigno (golens por exemplo) foi roubada por seu aprendiz de más intenções. (Mega Man)

41- A família dos personagens foram assassinadas por uma organização e agora eles procuram vingança. (Max Payne)

42- Alguma pessoa importante, como a filha de um dos personagens, acaba caindo dentro de uma falha planar entre o plano material e o inferno, e agora eles tem que ir ao resgate. (Silent Hill)

43- A realidade não é o que parece, e está sendo manipulada por entidades extra planares. (Matrix)

44- Existe um mundo dentro do próprio mundo que o sustenta. E agora ele está desabando. (Tales of the Abyss)

45- Os jogadores sobrevivem a um terrível naufrágio e acordam em uma ilha rodeada por tormentas e habitadas por criaturas humanóides estranhas. (Ys VI)

46- O rei veio a falecer e o único descendente que ele deixou foi uma criança, o que desencadeou uma guerra entre duas famílias para descobrir quem vai ocupar esse cargo. (Final Fantasy Tactics)

47- Existem criaturas das trevas (vampiros, demônios, o raio que o parta) andando pelo mundo, e uma organização é responsável por manter a ordem, inclusive empregando criaturas assim em suas fileiras. (Hellsing)

48- O arcebispo sequestrou o filho do rei e o levou pra dentro de uma masmorra infestada de criaturas das trevas. (Diablo)

49- Um herói poderoso que destruiu sozinho o mal que habitava o mundo foi possuído pelo espirito maligno que outrora ele havia banido. Agora ele está indo em direção ao leste espalhando um rastro de destruição. (Diablo II)

50- Ninguém mexe com as nossas vadias e vai embora assim. (Duke Nukem)

BONUS  –EXCLUSIVO DO JAPÃO–

51- Os jogadores tem que fazer uma lista com 50 plots que você já deveria conhecer. (Nerdfrenzy)

Não se limite a um enredo por série, elas podem possuir diversos enredos e sub-enredos que você pode utilizar para fazer a sua campanha. Final Fantasy Tactics por exemplo também permite a brecha de explorar a volta de uma deusa ao mundo orquestrada pela igreja.

Ainda existem as diversas formas de explorar o mesmo enredo. Hellsing e Chrono Crusade trabalham com a mesma idéia principal de uma instituição que chuta a bunda das criaturas lá de baixo, mas trabalham o conceito de forma completamente diferente, tanto nos eventos que ocorrem quanto na ambientação.

Não tenha medo de adaptar ou até mesmo de copiar uma idéia já vista em alguma obra, você não está jogando RPG pra ser original, está jogando para se divertir. Além do mais, o segredo da originalidade é saber esconder as suas fontes.

Anúncios

6 comentários

  1. Olá!
    Muito boa a lista, alguns plots até bem esperados. Agora adorei o nº 50. XD

    Até and Bye…


  2. 50 eh o melhor. O 14 tmb eh mto bom. Imagina um guerreiro fala pro mago “Ei, o q eu faço com esse orc?” e o guerreiro fala “Bota na conta do Clerigo” seguido de uma bola de fogo na cabeça do orc.
    Ø


  3. Demorei pra ver esse dai, tem uns muito engraçados e uns muito fodas. xD
    Dava pra fazer umas campanhas mtu fodas com o 11, 18, 23, 30, 37, 38, 48.

    Abraços


  4. Pra quem já jogou TA Kingdoms (um jogo de estratégia pra pc antigasso) tem esse:
    Um rei ultra poderoso que tinha o poder dos quatro elementos e controlava sozinho todas as terras conhecidas morre e deixa 4 herdeiros para o trono, além de dar para cada um deles o poder de um elemento


  5. Pooooorra, eu lembro desse jogo. Era aquele que inclusive um dos irmãos se torna necromante e tudo mais né? Foda, não me lembrei desse, boa pedida.


  6. esse mesmo…
    na minha opinião ele foi um dos melhores jogos de estratégia já feitos… perde só pro Age of Empires e pro Rise of Nations…



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: