h1

Armas de fogo para a quarta edição

maio 6, 2009

musket

Arma de fogo sempre foi uma espécie de Tabu em D&D. Primeiro porque pouquíssimos cenários teriam capacidade de ter esse tipo de coisa sem afetar a sua dinâmica, segundo porque armas de fogo invariavelmente iam acabar trazendo certo realismo para dentro do jogo e terceiro porque eles eram uma bela de uma porcaria. A arma renascentista padrão era o mosquete que dava míseros D12 de dano e era necessário um tempo de recarga absurdo para poder colocá-lo pronto para o próximo disparo.

Mas esse nem era o maior dos problemas. Mesmo que você disparasse com um fuzil de anti-matéria e desse 6D10 de dano, só seria possível usa-lo uma única vez por rodada, e mesmo assim teria que recarregá-lo a cada dois disparos. Qualquer guerreiro de nível alto consegue uma média de dano maior que essa sem apelar pra itens de alta tecnologia (A.K.A sabre de luz) com seus QUATRO OU MAIS ataques por rodada e bônus absurdos de força.

Com a chegada da quarta edição e com o fim dos vários disparos por rodada e a criação das múltiplas ações, as bestas finalmente conseguiram ficar em pé de igualdade com os arcos e as armas de fogo finalmente teriam o seu espaço para a brilhar.

As armas de fogo sempre foram vistas de várias perspectivas diferentes pelos vários cenários que existem por ai, logo uma pistola em Warcraft tem um quesito de dano/alcance/custo/etc diferente do de um de Pathfinder. Abaixo eu listei algumas armas de fogo possíveis de serem usadas em uma campanha renascentista e coloquei vários dados para elas, não se esqueça de checar os valores (principalmente o preço) antes de coloca-las em sua campanha.

Uma mão

Arma

Prof

Dano

Alcance

Preço

Peso

Grupo

Especial

Granada

3D6

5/10

100 GP

1 lb

Descartável, área

Dragão

+2

D8

especial

1000 GP

5 lb

Arma de fogo

Load standard

Pistola

+2

D10

15/30

1400 GP

4 lb

Arma de fogo

Brutal 1, Load standard, High Crit

Pistola dupla

+2

D10

15/30

2000 GP

5 lb

Arma de fogo

Brutal 1, Load standard x2, High Crit

Revolver

+2

D10

15/30

2600 GP

5 lb

Arma de fogo

Brutal 1, Load standard, High Crit

Duas mãos

Arma

Prof

Dano

Alcance

Preço

Peso

Grupo

Especial

Mosquete

+3

2D6

20/40

1800 GP

9 lb

Arma de fogo

Brutal 2, load standard, high crit

Mosquete Duplo

+3

2D6

20/40

2400 GP

11 lb

Arma de fogo

Brutal 2, load standard x2, high crit

Bacamarte

+3

D12

especial

2200 GP

8 lb

Arma de fogo

Load Standard

Baioneta

+2

D8

2 GP

1 lb

Polearm, spear

Granada: Um pequeno dispositivo feito com material explosivo. Você pode fazer um ataque de close blast 1 dentro do alcance da arma e atacando contra reflex. Quem for acertado toma dano de fogo e quem não for toma metade do dano. Só é permitido usar ataques básicos com essa arma.

Pistolas e mosquetes: As pistolas e os mosquetes são armas que disparam um pequeno projetil de chumbo utilizando pólvora para impulsionar a munição.

Pistolas duplas e mosquetes duplos: A mesma coisa que as suas variações normais, porém essas armas possuem dois canos e dois gatilhos, o que permite dois disparos diferentes. Apesar de disparar duas vezes a freqüência de disparo é a mesma, pois é necessário gastar duas ações padrões para recarregar os dois canos.

Revolver: Essa arma é uma pistola que possui um tambor que gira conforme o gatilho é pressionado, fazendo com que a arma seja disparada um total de seis vezes antes de ser recarregada. Esse tipo de arma é bem recente se comparada com as demais, então cabe ao mestre decidir se permite que ela exista ou não.

Dragão e Bacamarte: Essa arma possui o final do cano aberto em forma de trompete, o que permite que o seu disparo atinja uma área enorme ao invés de um único alvo, em compensação, o alcance do disparo é restrito. Em termos de jogo, o Bacamarte faz um ataque de close burst 3 enquanto o dragão (que é uma versão menor) faz um ataque de close burst 2. Como esse tipo de arma é extremamente imprecisa, só é possível fazer ataque a distância básico (ou você achava mesmo que daria pra mandar aquele ataque super fodão que dá oito vezes o dano da arma em cinco alvos diferentes?)

Baioneta: Não é bem uma arma, e sim um acessório para a arma que permite que ela seja usada como se fosse uma lança em combate corpo-a-corpo. Ela pode ser adicionada em qualquer arma de fogo de duas mãos.

Nota sobre armas de fogo mágicas: As armas de fogo possuem um custo gigantesco graças a utilização de tecnologia que não existe de forma plena no cenário em questão, e as armas mágicas na quarta edição não somam o preço da arma original ao preço total para facilitar os cálculos. Pra evitar esse tipo de problema, basta esquecer isso e somar o custo da arma de fogo ao custo total do item mágico, logo um Mosquete Vicious +2 custaria 5000GP (2400 do mosquete e 2600 do vicious +2). Armas de fogo podem ter qualquer propriedade que qualquer outra arma ranged também teria (bacamarte + Flaming = Lança chamas, fica a dica).

Anúncios

4 comentários

  1. Estava fazendo uma adaptação similar utilizando as armas do cenário do Iron Kingdoms, mas somente estava me restando a dúvida dos preços, para não desequilibrar os outros equipamentos e powers do 4th Edition. Valeu pela adaptação! Agora posso seguir em frente com meu projeto.


  2. Pra ser franco com você eu robei os preços de algumas armas do Pathfinder mesmo pra poder usar de base, mas foi como eu disse, varia incrivelmente de cenário. Eu achei que ficou em conta porque você só vai ter acesso a esse tipo de equipamento quando ele não puder ser mais algo descartavel. Boa sorte ai com sua adaptação!


  3. Eu acho vocês são um bando de idiotas.Pois é idiota quem acha que armas de fogo é porcaria,vocês tem o qi insuficiente para compreender a magnetude de uma armas de fogo.È obivio que barbaros só sabem usar
    armas de barbaros sem inteligencia,vocês não tem horrraaaa!!!!!!!muito menos inteligencia para compreender algo tão complexo para o qi de vocês!!!!!!!!!!!!!!vocês são meros animais, INRACIONAIS!!!!!!!!!!!!!!!!!!


  4. gostaria de saber o preço de um bacamarte soca soca, de dois canos, meu nome e marcio e aguardo que alguem possa me responder.



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: