h1

RPTiscos

abril 16, 2009

nerd-food

A mesa está formada, os livros estão preparados e com os devidos marcadores para as páginas que serão necessárias naquela sessão e a masmorra foi detalhadamente desenvolvida até a última peça de cobre. Tudo está perfeito e sem falhas, indicando que a sessão será um sucesso, só há um problema: Não há nada que vai manter os seus jogadores de pé esse tempo inteiro.

Pode não parecer, mas a comida que você vão utilizar na mesa de jogo é tão importante quanto as tramas épicas que você desenvolveu, já que é ela que vai manter os seus jogadores a noite inteira em volta de uma mesa jogando dados e consultando tabelas. Vale a pena dar uma estudada cuidadosa nesse ponto antes de chamar todo mundo pra aparecer na sua casa e rolar alguns dados.

Antes de mais nada, é necessário debater com o grupo o que eles vão querer comer durante a sessão, já que alguém pode ser vegetariano, não gostar de calabresa ou ser alérgico a glúten (eu juro que ainda encontro alguém que seja isso), além de saber quanto cada um está disposto a pagar pela a comida que vocês vão adquirir. Abaixo existe algumas dos muitos tipos diferentes comida que você pode conseguir para a mesa.

Pizza

pizza_thumb

Provavelmente o alimento preferido de 11 em cada 10 jogadores de RPG. Normalmente você consegue comprar uma tamanho família com pouco mais de vinte reais e ainda vem com um refrigerante de 2 litros grátis. A vantagem tática da pizza é que ela possui vários sabores diferentes, mas tem sempre algum fresco alguém que não gosta de catupiri ou acha quatro queijos enjoativa, o que restringem as opções a mussarela, calabresa, portuguesa (cuidado com essa, você nunca sabe o que vem nela) e presunto. Outros sabores como palmito e alho são válidas, mas cuidado com esse último, já que vocês vão ficar com um bafo terrível e falando o tempo inteiro. Outra vantagem tática da pizza é que você pode jogar enquanto come com algum trabalho e ser rápida de comer.

Pipoca

pipoca

Outra opção viável, mas ela não alimenta ninguém e nem mata a fome. A pipoca é um alimento barato e de fácil preparação com a ajuda de um microondas (ta de sacanagem que você ainda usa aquela panela?), com poucos minutos aquecendo e com uma tigela você poder servir o saco para um grupo de jogadores sem sujar a mesa e, por ser um mais um petisco que uma comida, você ainda pode jogar enquanto come sem dificuldade nenhuma. Não tem problema de colocar sal nela, mas nada de escolher uma pipoca doce que vai deixar a sua mão melada e nem colocar coisas como manteiga em cima dela.

Biscoitos e guloseimas

trakinas

Outra opção viável para se jogar enquanto come e com uma grande variedade de preços possíveis. Além de biscoitos, você pode apelar para pacotes de bolinhos e qualquer outra coisa que você levava para merendar no primário. Os biscoitos recheados tendem a eliminar a fome de uma pessoa em, no máximo, um único pacote, mas outras guloseimas podem não ser tão efetivas assim. É melhor que cada jogador e participante leve a sua própria comida de casa, ou então que o grupo vá no supermercado antes de começar a partida para comprar o que pretende consumir lá. Só tome cuidado que vez ou outra alguns doces acabam sujando a mão.

Podrão

biggest-burger-small

O podrão proporciona comida boa e barata para você, a seleção inclui cachorros quentes, batatas fritas e qualquer tipo de hamburger e você não vai pagar mais de dez reais em um deles pra comer bem em qualquer lugar dessa realidade e suas variações. O problema do podrão é que a quantidade de molho, maionese e catchup pode manchar as folhas e os livros, então é recomendado alguma cautela nessa hora. Uma estratégia válida é mandar alguém ir comprar as coisas enquanto o resto ajusta fichas e prepara o jogo. Pastelarias e banquinhas de comidas e açaí se encaixam nesse grupo.

Amendoim

images_amsal

Uma opção muito pouco usada. Apesar de não ser propriamente uma refeição e sim um tira gosto (como a pipoca), ele é barato e ainda pode ser consumido no meio de uma mesa de jogo. Além do amendoim você pode comer castanhas, nozes, aqueles amendoins que vem dentro de ovos e qualquer outra coisa que você encontrar vendendo por ai como aperitivo para acompanhar a cerveja.

Congelados

alimentos_congelados2

Essa sessão inclui uma quantidade absurda de variações, indo do sorvete ao kibe. Normalmente jogadores com pouca grana irão passar batidos por essa sessão, já que a nossa noção de comidas congelada se resume a lasanhas e pizzas caras, mas existe uma quantidade de tira gosto gigantesca que você pode utilizar na mesa de jogo. Nessa sessão inclui salgadinhos, hamburger, pão de queijo, cachorro quente e massas em geral, vale a pena dar uma olhada e procurar por algo com o preço e gosto compatível. Esse tipo de alimento normalmente precisa de forno ou microondas, então é certo que não vai causar dor de cabeça.

Miojo

nissinladen

A escolha número um para RPGistas endividados! O miojo pode ser comprado por menos de um real e pode ser preparado várias porções ao mesmo tempo, basta ter uma panela grande. O miojo possui várias marcas e gostos diferentes, e além de ser feito com facilidade e de forma rápida, até mesmo um macaco pode tirar alguma onda na cozinha preparando um desses.

Salgadinhos

doritos-japan

Uma opção muito boa se não durasse tão pouco tempo. A idéia aqui é conseguir a maior quantidade possível de salgadinhos como Fandangos e Cheetos e colocar tudo dentro de uma vasilha. Vai ser pouco e não vai durar por muito tempo, mas você pode apelar para marcas mas baratas e aumentar a quantidade consideravelmente. Por algum motivo misterioso, a massa nerd possui uma afinidade com Doritos muito grande, então cuidado na hora de comprar esse salgadinho.

Refrigerante

beber_refrigerante_pelo_nariz

O refrigerante normalmente é a primeira escolha que fazem na hora de decidir uma bebida, é relativamente barato e já vem pronto para o consumo, além de ser ingrediente chave na receita de uma pizza tamanho família, tanto que ele vem junto com a pizza(não há quem rebata essa teoria). Alguns refrigerantes possuem quantidades consideráveis de cafeína e açúcar, o que vai manter você e seus jogadores de pé a madrugada inteira.

Suco

gastronomia_suco

Não costuma ser a opção favorita de jogadores de RPG. O suco tem que ser preparado ou usando as frutas e um liquidificador ou usando o que já vem pronto em um supermercado, mas mesmo sendo coisa rápida a tendencia é que você vá ser preguiçoso o suficiente para não se dar ao trabalho de fazer esse tipo de coisa. Além de que não faz tão mal a sua saúde quanto o refrigerante, então não tem tanta graça.

Álcool

caozinho-com-cerveja

Uma opção perigosa, a minha sugestão é que você não faça isso. Primeiro porque você nunca sabe se existe alguém na mesa que bebe demais e pode acabar ficando numa situação constrangedora, segundo que você não sabe se tem alguém na mesa que não beba e acabe ficando sem graça, e terceiro que se o mestre ficar bêbado ele vai ver tudo dobrado, ai vocês não vão enfrentar somente um Tarrasque, mas DOIS Tarrasques (e daí que é criatura única? Ele está bêbado)! Mas se não houver empecilhos e todos os jogadores se conheçam e concordem com a situação, não há problema algum.

Anúncios

4 comentários

  1. Olá!
    Eu nunca narro dentro de uma casa, o que me elimina a possibilidade de usar um Microondas. Além disso, eu nunca tive pra saber como usar (por mais fácil que seja, agente sempre teme explodir a casa no processo). Além disso, todos da minha mesa (eu, inclusive) somos pobres e só temos dinheiro suficiente para comprar livros de RPG a cada ano. O que eu posso fazer Ana Maria Braga?

    Uhahahahahahahahahahha…
    Muito boa matéria. Comida é essencial, pena que fomos expulsos do shopping com a maior praça de alimentação de Natal. Culpa dos Emos que circulam no local… XD

    Até and Bye…


  2. O que?! Vocês ja passaram por isso também?! Acho que eu não fui o único a ser advertido…

    Cara, na pobreza mesmo apela pro miojo como eu disse na matéria, é a que tem o melhor custo pelo maior beneficio. Pra levar pra comer por ai eu ja encontrei pacote de biscoito recheado por um real, e refrigerante de 2 litros pra galera.


  3. ta doido


  4. ACHA MESMO QUE NAO TE GENTE QUE PENSA QUE MCRO QUEIMA A PELE E DÁ CANC~ER..TEM GENTE COM PHD QUE PENSA ISTO. AS PESSOAS FICAM RICAS DE DINHEIRO MAS IGNORANTES PERPÉTUOS..A MCRO E NÃO VIVO SEM ELE. TEM NA MNHA CASA EESDE



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: