h1

Quarta edição sem magia: pericias menores

abril 4, 2009

goya_forge

O esquema de perícias foi mudado de forma drástica na quarta edição, onde antes você tinha uma ampla lista delas para poder escolher a vontade e distribuir os pontos da maneira que você quiser, agora lhe restam poucas para que você possa simplesmente marcar “ou sabe ou não sabe”. O lado bom dessa história toda é que perícias inteiras, e até mesmo alguns talentos, foram fundidos em somente uma única perícia: Natação, escalar e saltar foram agrupadas em athletics, e até o talento rastrear foi pra dentro da perícia nature. O lado ruim é que sobrou muito pouco espaço para a personificação do personagem, já que perícias que agiam justamente nesse contexto como os vários tipos de conhecimento, profissões e oficios simplesmente desapareceram da lista.

Para contornar esse problema, eu criei a regra de perícias menores. Essas perícias são coisas do dia a dia que seus personagens fazem ou faziam antes de se tornarem aventureiros, e podem inclusive serem uteis durante uma aventura, mas são incomuns e normalmente de pouco uso. Cada personagem começa com uma perícia menor por modificador de inteligência (mínimo de um), podendo abrir mão de uma perícia que ganharia na classe, como stealth, por duas outras perícias menores quaisquer. Ainda é possível ganhar mais perícias menores comprando o seguinte talento.

Hábil

Benéfico: Você ganha treinamento em duas perícias menores.

Especial: Esse talento pode ser comprado várias vezes.

Alfaiataria (dex): Você é capaz de fazer trajes para diversas ocasiões e pessoas. Além de ter um conhecimento sobre vestimentas em geral, você também é muito bom com costura e é capaz de usar esse conhecimento em outras áreas se for preciso.
Agricultura (int): Você sabe sobre criação de animais, quando plantar, como colher e várias outras atividades diárias da fazenda.
Artes (wis): Você é capacitado em uma forma de arte a sua escolha (escultura, poemas, pintura etc) e pode criar uma obra-prima. Os testes e o tempo necessário para poder criar uma obra de arte estão ao gosto e a necessidade do mestres. Além disso, você ganha +2 de bônus em testes que envolvam o tipo de arte que você está relacionado, como avaliação e blefar. Essa perícia menor pode ser comprada mais de uma vez, sempre para um tipo de arte diferente.
Astrologia (int): Antigamente o conceito de astronomia e astrologia era mesclado. Você é capaz de determinar constelações, nome de estrelas e com até mesmo saber o futuro de uma pessoa através dos astros (se o DM realmente permitir esse tipo de coisa). Você ganha +2 de bônus em navegação e em qualquer teste de localização desde que você possa ver e reconhecer as estrelas.
Avaliação (int): Você é capaz de determinar o preço e o peso de algo simplesmente olhando para ela, seja ela uma jóia preciosa ou uma obra de arte. Perícia fundamental para negociantes e ladrões.
Cantar (cha): Essa perícia é diferente de simplesmente tocar outros instrumentos musicais, pois nos ombros do cantor é onde cai a necessidade de fazer uma presença de palco.
Carpintaria (str): O engenheiro pode ser capaz de fazer o projeto para uma casa, mas será você que vai levanta-la. Essa perícia te da conhecimento sobre como extrair materiais necessários, como cortar a madeira com exatidão e como levantar pilastras.
Cavalgar (dex): Você sabe cavalgar. Todas as pessoas podem cavalgar por ai sem ter essa perícia, mas ela te permite fazer truques como cavalgar em pé, utilizar armas em cima do cavalo e conduzir o animal com mais perfeição. Qualquer animal exótico como grifos e dragões precisam de uma proficiência extra dessa perícia somente para eles.
Construção de armaduras (int): Você é capaz de construir armaduras de qualquer tipo, com qualquer material para qualquer pessoa. Vale lembrar que armaduras e escudos não se constroem da noite para o dia, sendo necessários semanas de trabalho. Caso você esteja tentando criar algo como uma full plate, será necessário que o seu dono venha acompanhar o trabalho para que ele seja feito sem erro. Você também é capaz de fazer manutenção em armaduras.
Construção de arcos e flechas (dex): Você é capaz de criar arcos e flechas usando qualquer tipo de material. Para criar flechas, faça um teste dessa perícia e divida por 4, essa será a quantidade de flechas criadas no dia. Caso você esteja tentando criar flechas a partir de somente madeira, como se você estivesse na floresta e acabou sua munição, você faz o teste e divide por 2 para saber a quantidade de flechas feitas no dia, mas elas atacam com uma penalidade de -2 nos ataques e nos danos. Você também é capaz de fazer manutenção em arcos.
Construção de armas (int): Você é capaz de construir as mais diversas armas, desde simples lanças até o mais complexo mangual. É necessário tempo e local de trabalho apropriado para deixa-la funcionando como deveria. Você é capaz de fazer manutenção em armas para mante-las funcionando, como cuidar de seu fio.
Conduzir carruagens (dex): Diferente de cavalgar, essa perícia te permite guiar carruagens, carroças e bigas.
Cozinhar (int): Todas as pessoas tem um conhecimento básico do culinária, mas você vai muito além de miojo e ovo cozido! Você é capaz de preparar uma refeição luxuosa, além de conhecer vários pratos e diferentes formas de preparos.
Curtir couro (int): Essa perícia permite que o personagem retire a pele de forma apropriada, além de trata-la e produzir diversos itens com ela, seja uma armadura de couro ou uma mochila.
Dança (dex): Você sabe diversos tipos de danças, indo dos mais intricados movimentos de uma apresentação para a nobreza até dança de bar, e os executa com perfeição. Além de poder ser utilizado para conseguir dinheiro, essa perícia possuí muitas outras utilidades, como a sedução. O mestre pode pedir que o jogador pratique um novo estilo durante algum tempo antes de utiliza-lo.
Disfarce (cha): Você é capaz de parecer outra pessoa usando maquiagem, perucas e outras vestimentas. Você sofre -2 de penalidade na sua perícia caso tente parecer alguém do sexo oposto, de uma raça diferente ou alguém mais velho ou mais novo que você é. Além disso, caso você tente passar por alguém, pessoas que sejam familiares a essa pessoa recebem um bônus que pode variar de +4 a +10 de acordo com a intimidade que eles possuem. Faça um único teste de disfarce e compare com a perception passiva das pessoas para saber se foi um sucesso ou não, adicionando os devidos modificadores.
Engenharia (int): Você é capaz de fazer projetos de engenharia, seja para levantar um moinho ou criar uma nova arma de cerco. Além disso, você é familiarizado com diversas estruturas, podendo saber qual é o ponto fraco de uma muralha de um castelo, por exemplo.
Etiqueta (cha): Essa perícia é capaz dar alguns bônus para certas situações ou permitir que certos encontros simplesmente existam. Você sabe se comportar em diversas situações (principalmente realeza), sabe que pronomes de tratamento usar, o que vestir e como se comportar de maneira adequada em diversas ocasiões.
Fabricar bebidas (int): Você é capaz de fazer diversas bebidas alcoólicas diferentes, como cerveja, vinho e hidromel. Além de saber como se faz a bebida, você sabe quais os melhores ingredientes, como ela deve ser mantida e qual a idade ideal para ela.
Fabricar armadilhas (dex): Diferente de thivery que te permite desarmar armadilhas, você pode cria-las. É necessário fazer um teste de DC igual a DC para desarmar a armadilha +10 para criá-la com perfeição. Dependendo da situação ela pode levar dias de trabalho ou algumas horas, indo do mais complicado sistema de mola ao simples buraco tapado com folhas. Você sofre -5 de penalidade nessa perícia menor caso não tenho thivery e tente fazer qualquer coisa mais simples do que uma corda que faz um tronco de árvore ir contra seu alvo.
Falsificação (int): Você é capaz de fazer um documento parecer ser real. Para isso, faça um teste dessa perícia contra a perception de seu adversário, dando +2 de bônus ou até sucesso automático se ele estiver desinteressado, -2 se ele estiver olhando detalhes do documento, -4 se a fiscalização for rigorosa ou até -6 se ele estiver procurando alguma falha ou tenha algum motivo para desconfiar que é falso.
Forja (str): Diferente de perícias relacionadas a criação de armas e armaduras, essa perícia te permite criar um sem número de itens mudando como ferraduras, cadeados, arpões e barras de ferro.
Jogos (cha): Você é um grande jogador e talvez um grande trapaceiro. Essa perícia te permite conhecer diversos jogos diferentes, indo do xadrez a sueca. Caso você queira trapacear, faça um teste de thievery contra a percepção passiva das pessoas na sala pra ver se nenhuma delas percebe o seu jogo sujo, trapaceando você ganha +4 no teste com essa perícia. Vale lembrar que é possível levantar uma grana com essa perícia.
Lapidação (dex): Uma jóia bruta que acabou de ser escavada tem somente uma fração do preço de uma jóia lapidada, e você consegue através de vários instrumentos e com um local de trabalho apropriado cuidar da jóia para fazer com que ela fique ainda mais valiosa.
Leitura Labial (int): Você consegue saber o que as pessoas dizem mesmo não podendo ouvir as suas palavras. O mestre pode cobrar um teste para leituras especialmente difíceis, e você não pode ler uma conversa que não esteja em seu idioma.
Malabarismo (dex): Você é capaz de fazer algumas brincadeiras com objetos. Coisas simples como jogar três bolinhas pro alto e fazer um agradecimento no final não necessita de teste, mas jogar um misto de adagas e tochas pra cima de olhos vendados vai precisar de um teste com DC encargo do mestre. Vale lembrar que uma falha pode significar que alguém saiu machucado.
Mineiração (wis): Você é expert em minas subterrâneas. Com uma semana examinando o local, você consegue dizer quais são os minérios que se podem encontrar ali e qual o melhor lugar para se começar a extração.
Navegação (int): Você é capaz de guiar uma embarcação pelos mares sem dificuldade. Dentro dessa perícia menor você encontra algum conhecimento de cartografia e até astronomia para poder executar tarefas e guiar seus homem com o máximo de eficiência.
Sapataria (dex): Você é capaz de fazer e reparar sapatos, botas e sandálias a partir de qualquer material que tenha acesso.
Tapeçaria (int): Você possuí a capacidade de fazer tapetes, cortinas e qualquer coisa do gênero desde que tenha acesso a material e a meios necessários
Tocar instrumentos musicais (dex): Você sabe tocar um dentre vários tipos de instrumentos necessários. Tocar uma simples melodia não precisa de teste, mas fazer um grande show vai precisar de alguns sucessos. Essa perícia menor pode ser comprada varias vezes, toda vez ela dá acesso a um instrumento diferente.
Trabalho com cerâmica (dex): Você sabe manusear barro, cerâmica e qualquer outro material que possa vim parar em suas mãos. O mais comum é que se faça potes com esse tipo de coisa, mas você pode tentar fazer uma estatua por exemplo.
Trabalho com pedras. (str): Você é capaz de esculpir uma coluna ou abrir um caminho dentro de uma mina. Entre suas diversas habilidades você é capaz de criar salões inteiros dentro uma montanha. Anões ganham um bônus de +2 nessa perícia.
Usar Cordas (dex): Você é capaz de dar qualquer tipo de nó e amarrar qualquer coisa. Caso você queira tentar manter uma pessoa imobilizada, faça um teste com essa perícia e some +10 (+12 se estiver usando cordas de seda ou de outro material especial) para determinar a DC da pessoa que está tentando fugir.
Ventriloquismo (int): Você é capaz de imitar outras vozes, fingir que não está falando e até mesmo fazer com que o som venha de outra direção. Atos difíceis como fazer com que o som venha de uma parede podem precisar de um teste do jogador.

Esses são somente poucos exemplos das infinitas formas de conhecimentos que podem existir. Converse com seus jogadores e pergunte para eles o que eles sabem e o que eles faziam antes de virarem aventureiros, deixe com que eles criem as suas próprias perícias caso necessário.

Anúncios

3 comentários

  1. […] também o Nerd Frenzy e saiba mais sobre uma Quarta edição sem magia: […]


  2. Muito bom. Mas as pericias menores ficaram muito detalhadas, seria melhor deixar um grupo para escolher a especialização, como na 3.5: Ofícios, profissão, atuação…

    Muito boa a situação.

    Sim, te descobri agora, tá linkado


  3. Muitas pericias menores eu peguei da terceira edição como falsificação e disfarces, por isso que eu quis deixar algumas informações que pudessem ajudar o mestre na hora de colocar uma dificuldade plausivel.



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: