h1

Golens para a quarta edição

fevereiro 1, 2009

Desde que algum mestre sádico precisou entreter os seus jogadores com um grupo de estátuas supostamente inanimadas, os golens são usados por vários sistemas.
O golem padrão é uma estátua feita normalmente de metal ou outro material sólido como argila e rocha, construída em forma humanóide, muitas vezes possuindo uma altura considerável e uma grande dificuldade de movimentação. Porém, na prática, o golem pode ser feito de qualquer material, de qualquer forma e possuir qualquer característica que o seu criado desejar, logo uma porta mágica ou até mesmo um tapete encantado pode ser um golem em potencial.
Na quarta edição o Golem perdeu o seu maior charme, que foi a sua quase imunidade a magia, o que o tornava um dos maiores desafios possíveis para um grupo de aventureiros, principalmente caso estivessem despreparados para esse tipo de encontro. Para deixar as coisas ainda mais desesperadoras para o lado do mestre, agora eles ainda podem ser alvos de ataques furtivos e uma série de outros efeitos, o que o destronou do seu lugar como segundo maior matador de ladino (só perdia para mortos-vivos). Porém, ele está mais brutal que nunca, causando uma quantidade de dano absurda em pouco tempo, e continua imune a vários efeitos de ação mental, venenos e doenças.

Golem de Cloro
Golem de Cloro
Uma nuvem verde que voa livremente corrói tudo que há pela frente, independente de ser matéria orgânica ou não.
Level 13 Solo Lurker
Large natural animate (construct)
Initiative: +8 Sense: O Golem de Cloro pode sentir qualquer criatura viva em um raio de 100 metros desde que ambos estejam em contato com o mesmo ar, mas só consegue precisão de onde ela realmente está dentro de 10 quadrados.
Aura Corrosiva (acid): Aura 0 (só está ativa dentro do próprio Golem de Cloro); criaturas que comecem o seu turno dentro do Golem de Cloro recebem 2D10 de dano ácido.
HP: 580 Bloodied: 290
AC:29 (veja também Gaseous Form na página 281 do Monster Manual) Fortitude: 30 Reflex: 24 Will: 23
Imune: Disease, Poison, Sleep, Acid
Saving Throw +5
Speed: Hover 5
Action Point 2
Basic Melee(standard; at-will): Slam: +18 vs AC 2D8+4 de dano ácido, reach 0 (ele só pode atacar inimigos que estejam dentro dele).
Gaseous Form: O Golem de Cloro está sempre em forma gasosa. Ele também não pode fazer investidas ou correr.
Alterar Tamanho:O Golem de Cloro estará normalmente em tamanho grande (2×2), mas também pode se tornar uma criatura média (1×1), enorme (3×3) ou passar por frechas e buracos
Alignament: Neutral Languages:-
STR: 20 (+11) DEX: 6 (+4) WIS: 8 (+5)
CON: 18 (+10) INT: 3 (+2) CHA: 3 (+2)

Nota para mestres: Esse monstro é muito, mas MUITO difícil de ser usado, e ainda mais difícil de ser combatido. Por estar permanentemente em forma gasosa, ele não pode receber dano de forma convencionais, mas pode muito bem atacar os adversários simplesmente “sentando” sobre eles. Se for realmente coloca-lo em um encontro, lembre-se de colocar uma forma dele ser combatido na aventura como um ventilador gigante, alguma forma de lacra-lo em um recipiente hermeticamente fechado (e de preferencia que não possa ser dissolvido) ou até mesmo começar uma guerra química contra o golem para coloca-lo em uma forma que possa ser atingido (uma batalha contra um golem de sal de cozinha seria hilária).

Conhecimento Sobre Golem de Cloro
O personagem sabe as seguintes informações com um teste bem sucedido de Arcana
DC 20: Não é possível afetar esse tipo de golem por quase nenhum meio físico, somente através de equipamentos especiais é possível evitar o seu avanço.
DC 25: A criação desse golem requer uma fagulha ou um espirito relacionado ao elemento do vento. O problema é que esse tipo de ritual é bastante instável, e muitas vezes esse tipo de golem sai do controle e acaba matando o seu criador e destruindo tudo o que está por perto, o que o torna bastante impopular e faz com que quase sempre estejam lacrados e usados somente por sistemas de seguranças de emergência.

Golem de Mercúrio
liquidmetal_lg
uma poça metálica se desloca rapidamente em sua direção, atravessando espaços pequenos e atacando com grande velocidade
Level 15 Elite Skirmisher
Large natural animate (construct)
Initiative: +13 Sense: tremor sense 20
HP: 272 Bloodied: 136
AC: 29 Fortitude: 28 Reflex: 26 Will: 21
Imune: Disease, Poison, Sleep
Saving Throw +2
Speed: 6
Action Point 1
Basic Melee(standard; at-will): Slam: + 20 vs AC 2D8+6 de dano e o alvo está com intoxicação por mercúrio (veja abaixo)
Ataques Multiplos(standard; at-will): O Golem de Mercúrio pode atacar dois personagens diferentes com seu ataque básico
Melee: Engolfar(standard; at-will): +26 contra fortitude O alvo está knocked prone e o golem pode entrar na area onde o alvo foi derrubado e ele é considerado agarrado, sofre -4 de penalidade para sair debaixo do golem e ainda sofre um ataque básico a cada inicio de turno.
Alterar Tamanho:O Golem de Mercúrio estará normalmente em tamanho grande (2×2), mas também pode se tornar uma criatura média (1×1), ou passar por frechas e buracos
Alignament: Neutral Languages:-
STR: 23 (+13) DEX: 18 (+11) WIS: 8 (+6)
CON: 19 (+11) INT: 6 (+4) CHA: 3 (+3)

Intoxicação por mercúrio Level 15 Disease
Quem foi intoxicado por mercúrio pode apresentar sintomas como dor de estômago, diarréia, tremores, depressão, ansiedade, gosto de metal na boca, dentes moles com inflamação e sangramento na gengiva, insônia, falhas de memória e fraqueza muscular, nervosismo, mudanças de humor, agressividade, dificuldade de prestar atenção e até demência.
Attack: +18 contra fortitude
Endurance: Improve CD 30, maintain CD 26, worsen CD 25 ou menor
O alvo está curado <=Efeito inicial: Toda vez que o alvo tomar ongoing damage, adcione +2 de dano <= O alvo recebe -2 de penalidade em qualquer teste <= O alvo está Dazed

Conhecimento Sobre Golem de Mercúrio
O personagem sabe as seguintes informações com um teste bem sucedido de Arcana
DC 20: O Golem de Mércurio, apesar de ser só mais uma criatura inanimada, possui uma inteligência considerável. Esse golem é mais esperto que os outros e irá utilizar toda e qualquer variação na arena para atacar os seus adversários. Aventureiros que esperam encontrar criaturas que só seguem ordens básicas estarão surpresos ao se encontrar com ele.
DC 25: Esses golens foram amplamente utilizados em sistemas de defesas de torres e castelos pelos mais diversos magos ao passar das eras apesar de ser feito de um metal raro, caro e venenoso. Com sua grande flexibilidade, velocidade e facilidade para se deslocar pelos mais diversos terrenos, essas criaturas eram facilmente jogadas contra os seus invasores, correndo pelos locais de onde deveria proteger por tubos espalhados e escondidos pelo local, lidando rapidamente com inimigos de seus mestres.

Golem de Gelo
128px-siegeicegolem
Uma estátua feite inteiramente de gelo de aparência humanóide que empunha uma enorme lasca de gelo afiada em uma de suas mãos. É possível ter uma idéia do que está do outro lado dela, já que o seu material é quase transparente.
Level 6 Soldier
Medium natural animate (construct)
Initiative: 2 Sense: Darkvision Perception -1
HP: 59 Bloodied: 29
AC: 22 Fortitude: 13 Reflex: 9 Will: 7
Imune: Disease, Poison, Sleep
Resist: Cold 10
Vulnerable: Fire 5
Speed: 4
Basic Melee: Espada de gelo(standard; at-will): +15 vs AC D10+4
Basic Distance: Fragmento de gelo(standard; at-will): +11 vs AC D10 Range 10/15
Alignament: Neutral Languages:-
STR: 19 (+7) DEX: 10 (+3) WIS: 6 (-1)
CON: 16 (+6) INT: 3 (-2) CHA: 3 (-2)

Conhecimento Sobre Golem de Gelo
O personagem sabe as seguintes informações com um teste bem sucedido de Arcana
DC15: Esses golens eram utilizados como guardas por magos que viviam em lugares isolados onde não precisavam se preocupar com a temperatura elevada. Apesar de sere, feitos de gelo, eles não derretem na mesma temperatura da água.
DC20: Os golens possuem duas formas principais de ataque, a primeira é utilizar uma grande espada feita do mesmo material deles para ataques diretos, a segunda é arrancar lascas de si mesmo para arremessar nos adversários.

Golem de Aerogel
mmm20-new-arcane-golem
Uma estátua feita de um material azul quase que transparente demonstra um ar de imponência. Ao se mover, sua velocidade ofuscante é uma grande surpresa para aqueles que esperavam que o seu tamanho o fizesse ser desengonçado e lerdo. Seu peso, apesar de ser enorme, é levíssimo graças ao seu material especial.
Level 25 Solo Soldier
Large natural animate (construct)
Initiative: +23 Sense: Dark vision perception +9
HP: 1085 Bloodied: 542
AC:43 Fortitude: 40 Reflex: 40 Will: 34
Imune: Disease, Poison, Sleep; Resist 30 fire, 30 cold e 30 lightning
Saving Throw +5
Speed: 7
Action Point 2
Basic Melee: Slam: +32 vs AC 3D8+10 de dano e o alvo é pushed 1 quadrado e está dazed, ou stunned em critico (save end)
Double Attack: (standard; at-will) O Golem de Aerogel faz 2 ataques de Slam
Melee: Golem Rampage (standard; recharge 5 ou 6): O golem se movimenta 9 quadrados e pode atravessar espaço ocupado pelo inimigo tomando ataques de oportunidade como de costume, mas dando um Double Attack em cada pessoa que estiver no caminho. O golem deve terminar a sua ação em um quadrado desocupado.
Movimento com o vento (minor;at-will): o Golem de Aerogel dá shift em dois quadrados.
Super velocidade: Quando começa o seu turno, o Golem de Aerogel pode escolher entre uma ação padrão, de movimento ou menor a mais.
Alignament: Neutral Languages:-
STR: 28 (+ 21) DEX: 28 (+21) WIS: 6 (+9)
CON: 28 (+21) INT: 3 (+8 ) CHA: 3 (+8 )

Conhecimento Sobre Golem de Aerogel
O personagem sabe as seguintes informações com um teste bem sucedido de Arcana
DC25: Esses golens raríssimos e feitos por um material e fabricação desconhecida para as civilizações dessa era possuem uma velocidade incrivelmente rápida para o seu tipo de criatura e uma ferocidade em batalha ímpar. Ele só é encontrado em ruínas soterradas a centenas ou milhares de anos. Dizem que a frase “Se ficar o bicho pega se correr o bicho come” foi feita baseada neles.
DC30: Os Golens de Aerogel são feitas de uma substância que não podem mais serem processada a eras. Eles só são encontrados em civilizações tão profundas porque eles foram desenvolvidos por raças que voavam pelas estrelas, mas acabaram caindo na terra.

O que diabos é Aerogel?
aerogelmatches1
O Aerogel é um material sólido mesoporoso extremamente leve derivado de um gel, no qual a sua parte líquida foi substituida por um gás. O resultado desse processo é um bloco sólido com densidade extremamente baixa e com várias propriedades notáveis, entre as quais destaca-se excelente eficiência como isolante térmico e elétrico, além de ser o material sólido mais leve que existe. O Aerogel foi inventado por Steven Kistler, em 1931.
Apesar de ter sido originalmente feito com Silício, hoje em dia é possível fazer Aerogel com várias materiais diferentes como alumínio e carbono, e são utilizados em um sem-número de coisas, como construir super capacitores ou adquirir poeira espacial.

Anúncios

4 comentários

  1. Eu clamo direito ao primeiro comentário. Excelente, gostei do modo como apresentou os golens. Achei o golem de gelo um pouco medíocre, mas de qualquer forma elogio o trabalho que teve ao dar forma a estas criaturas. Dúvida sobre o golem de Aerogel, no entanto… você diz que o golem possui grande agilidade, oriunda do fato de que apesar de volumoso, o golem é leve e pouco denso. Me corrija se eu estiver errado, mas, como tal, ele não deveria possuir, senão um número de PVs menor, um dano muito menor?


  2. Apesar do material ser muito mais leve, aerogel é extremamente resistente graças as ligações entre suas moléculas. Olhe a foto a seguir: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/e/ea/Aerogelbrick.jpg
    Por isso, apesar de ser extremanente leve ele ainda é capaz de aguentar muito dano e machucar bastante.


  3. Pequeno esclarecimento: o titânio também é super leve e oferece grande resistencia a tração, compressão e afins, por isso é muito usado em proteses de membros perdidos

    agora.. se eu tiver que voltar a estudar quimica pra jogar rpg eu to fudido…


  4. Titânio é uma liga de fato muito leve e resistente pra cacete, mas Aerogel é conhecido como fumaça sólida, não bate no termo leveza… aliás, o golém de Mithral, que possui muitas características iguais a titânio, possui habilidade de velocidade especiais, inclusive ele está com a magia velocidade conjurada sobre ele direto. Dá uma olhada no Livro dos niveis épicos.



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: